CARVÕES E DIAMANTES

Posted by doug | Posted on 12:24



Mais um texto sem pretexto.

Nos últimos dias tenho navegado e pesquisado muito na net atrás de vídeos e ou histórias para utilizar em treinamentos na empresa onde eu trabalho. E é impressionante como até nisso Deus e mostra em minha vida.

A internet é uma imensa lata de lixo. Tem de tudo para todos os gostos. E todos os dias surgem novos “hits” instantâneos, alguns duradouros, outros que se esfarelam e Caim no esquecimento do mundo virtual.

Assistindo a vídeos no Youtube me deparei com um vídeo que muito me chamou a atenção. Um vídeo que me fez pensar no como eu tenho olhado para as pessoas que conheço pelas longas estradas da vida.
Um vídeo que me fez ver que as pessoas são realmente muito mais do que podemos ver. Alias isso é algo que eu martelo muito no meu trabalho, falo muito que as pessoas são realmente muito mais do que podemos ver ou acreditar. Mas mesmo pensando assim, várias vezes já me deparei com situações onde eu vi alguém e não dei nada por aquela pessoa, e logo depois me surpreendi em saber de algo que ela faz ou é.
As vezes fico pensando: será que Deus tem olhado para mim e tem esperado que eu tome uma atitude de colocar meus dons pra fora sem medo? Será que Ele se sente incomodado com essa minha atitude negativa de não acreditar nas pessoas por olhar só a aparência?
Voltando, dias atrás me deparei com um vídeo de um cara simples e com olhar amedrontado chamado Paul Potts. Um cara comum, vendedor de celular na Inglaterra. Um cara aparentemente sem dons, sem nenhum atrativo, literalmente um Zé ninguém. Isso é oque qualquer um imagina ao olhar para ele. Um cara que assume ter problemas com alto estima. Uma pessoa que provavelmente já sofreu muito na vida.
O vídeo de Paul Potts não é novo, é de 2007, mas mexeu muito comigo. No vídeo Paul vai participar do programa Britain´s Got Talent da Inglaterra, tipo o ídolos que passa por aqui. Quando ele entra no palco é nítido a expressão de medo e insegurança no rosto dele. Quando um dos jurados pergunta oque ele foi fazer lá, ele responde: cantar uma ópera. Um outro jurado solta um sorriso de deboche e vários da platéia tbm riem. Paul se sente muito constrangido. Então pedem pra ele começar. Confesso que pela expressão do rosto dele, imaginei que ele fosse desistir. Mas qdo ele abre a boca... Meu Deus. Veja o vídeo e entenda.



Paul impressiona e emociona a todos que estão assistindo ao vivo aquele espetáculo. Ele é aplaudido de pé. Uma jurada segura o choro. A voz de Paul é poderosa e cheia de emoção. Talvez toda aquela emoção que estava reprimida dentro dele foi soltas naquele momento.

Quando ele termina a cara demonstra o quanto eles estavam enganados. Um dos jurados fala: você vende celulares e faz isso?
Eles dizem que estavam enganados e que foi uma incrível surpresa. A jurada comenta que ali esta um pedaço de carvão que virou diamante.

Bem, após assistir este vídeo fiquei pensando: quantas pessoas já passaram por mim e eu as desprezei? Apenas por julgar as aparências ou por me achar superior a elas? Quantos diamantes olhei achando que eram meros carvões?

Quantas pessoas tem passado por nós e nós não temos dado a mínima?
Quantas vezes já deixei Deus triste por tratar com deboche pessoas que julguei inferiores?
Quantas pessoas já desprezei??? Qtas?
Não sei, mas espero que Deus me perdoe por isso.
Hoje, depois de assistir este vídeo varias e varias vezes, percebo que não posso olhar as pessoas pelo que elas aparentam ser mas sim tentar ver quem elas realmente são. Não ir pelo que ela faz da vida ou oque ela veste.
Alias, outro exemplo disso, e a Hit parade do mês, Susan Boyle, que até no Faustão já apareceu. Ela é uma mulher de 47 anos, solteira, desempregada e totalmente desprovida de beleza, que assim como Paul foi até o programa para monstrar que é muito mais do que nos podemos ver.
Ela dizia ter um sonho, de se tornar cantora profissional, que queria cantar como Elaine Page, qdo ela disse isso, todos da platéia riram daquela mulher desengonçada no palco, inclusive os jurados. E assim como Paul ela mostrou ao mundo que as pessoas são muito mais do que podemos ver. Qdo aquela mulher abriu a boca ela mostrou que não importa como as pessoas te vêem e sim quem vc realmente é. A platéia aplaudia, alguns choravam, aquela voz arrepia qualquer um, a foca e a vontade daquela mulher em que ninguém nunca depositou nada, provou que carvões podem sim se tornar diamantes. Qdo ela acabou a apresentação, os jurados pediram desculpas, pois todos riram dela, mas naquele momento ninguém mais ria pois estavam emocionados com tal apresentação.

Paul potts ganhou a final daquele ano e hoje não mais vende celulares e sim canta em vários locais da Inglaterra.
GBKNIKN esta ainda participando, mas acho que podemos deduzir quem vai ganhar a final. Ela ficou mundialmente famosa graças a internet e graças a ela podemos ver que a graça de Deus esta em todos, basta sabermos olhar.

Clique AQUI e veja o vídeo dela. Não foi possível linkar.


E como exemplos nunca são demais, encontrei um outro vídeo de mais um participante na mesma situação, Jamie Pugh um entregador de pizza que tinha um sonho. Clique AQUI e veja o vídeo, nem preciso explicar.

Que Deus possa sempre nos mostrar que as pessoas são muito mais do que imaginamos e que nos possamos acreditar mais nas pessoas, ver alem da aparência e cada dia mais nos surpreender com carvões que são diamantes.

Nos vemos no caminho.

Doug

Comments (0)

Postar um comentário