UMA IGREJA RELACIONAL (???)

Posted by doug | Posted in , | Posted on 12:16


Não gostaria de prestar este papel patético que agora estou prestando. Placas de igrejas, denominações, movimentos, não precisam de "advogados de defesa". Elas são o que são e cedo ou tarde, mostram a sua verdadeira identidade.
Não é de hoje que recebo algumas reclamações e descontentamento quanto ao nosso grupo. Desde o pastor até o visitante ja decepcionou ou decepcionaram alguém ou, até mesmo, as duas coisas. Vida na vida é assim mesmo. Caminhadas hora em "pastos verdejantes", hora no asfalto, hora na terra batida, hora em "vales da sombra da morte".
Sei tambem da situação da igreja brasileira. Ela já não tem mais crédito nenhum, isto é fato. Por mais que tentamos andar na contramão já "saimos de fabrica" rotulados. É mais uma, entre tantas que ja existem. Um irmão de subversão ganhou de uma amiga do escritório um DVD do Marco Feliciano e ela achou mesmo que estava agradando. Não tem jeito, para os de fora somos todos "farinha do mesmo saco".
Portanto sugiro aqui três conselhos antes de atribuir a um grupo a sua "decepção com a igreja". (Porque sinceramente, CRISTO é bem maior que qualquer igreja, grupo ou movimento) E por favor, não me venha com este papinho de que você está decepcionado com as pessoas e não com CRISTO. Se você ler a biblia como deve ser lida, verá que, apesar da igreja, ela ainda é a MAIOR manifestação de CRISTO na terra. Tenho que admitir, se compararmos a um vidro, o que devia ser transparente, esta bem opaco ou até mesmo o que temos visto não seja a igreja de CRISTO. Como não sabemos se é ou não, considemos como "sendo" a apesar dos pesares, ela ainda continua sendo a manifestação de CRISTO.
Os conselhos estão classificados, pelo menos no meu ponto de vista, como ALTA, MÉDIA E BAIXA responsabilidade, porém todas vão depender de você.
Bom, vamos lá para os conselhos.

1 - Diminua o grau de exigência com o próximo, sem diminuir o seu.
Faça você o melhor que deve ser feito, sem esperar do outro aquilo que você acha que deve ser feito. Isto não só na igreja, como em qualquer âmbito relacional. Este tipo de relacionamento só funciona entre chefe e empregado, senhor e escravo ou algo parecido. Na verdade funcionou séculos atrás. Hoje, guardada as devidas proporções é claro, só funciona se você for remunerado e bem remunerado.
Igreja, família, amigos, estamos lidando com pessoas iguais em todos os sentidos. Sendo assim não parte de uma pessoa, mas de todos inclusive eu e você. Acredito que está seja a maior tensão dos "decepcionados com igreja". Assim subdivido este conselho em dois topicos que acompanham pessoas que não conseguem diminuir este grau de exigência:
1.1 - Você acha que está acima da média e quer que todos acompanhe este ritmo. EU faço, EU aconteço e exigo que todos tenham a mesma pegada. Geralmente pessoas com está atitude sempre jogam na cara. FAÇO PRA DEUS COMO SE ESTIVESSE FAZENDO PRA MIM, ou
1.2 - Pessoas que não se envolvem com nada e ninguém e exigem do outro o que tem de melhor. Clientes de serviços religiosos. Estou no balcão esperando sempre o melhor e quando não podem me dar corro para outra "Padaria Espiritual".
Confesso, este conselho é utópico. (Utopia aqui não é aquilo que é impossível. Beira a impossibilidade é fato, mas com um porcentagem realizável).
Classifico como ALTA, pois precisará de um esforço tremendo e não apenas aceitar pessoas como suas atitudes. Atitudes estas que também precisam ser confrontadas a luz da Biblia, porém como fazê-lo, esta é uma outra história, para outro texto.

02 -
Aceite as pessoas como são, mas não permita ficar como está.
Acredito que o cristianismo nos desafia a isto. Mudança pessoal com aceitação do próximo diminui a área de atrito. Não que ela não deva existir, mas evitar tensões pode até eliminar um reparo futuro. Este conselho começa a revelar esta "humanidade perversa" que vive dentro de cada um e está definindo a relação "EU x IGREJA".
É MÉDIA, pois acredito que aceitar pessoas seja mais "tranquilo" que aceitar atitudes apesar de achar que uma não anula a outra. Porém, não é dificil escutar frases como: ELE FAZ ISTO, ELE É ASSIM E NÃO VAI MUDAR. TEMOS QUE ACEITÁ-LO DO JEITO QUE ELE É. Isto se traduz mais ou menos assim. Ele lá, eu aqui. Estamos bem, se não precisarmos um do outro.

03 -
Investigue a comunidade e as pessoas que nela congregam.
Quem me conhece sabe muito bem que sou contra o ativismo. Porém se você é incapaz de reconhecer em você algo que possa te afastar de Deus, mergulhe nas atividades da comunidade onde você está inserido. Culto de domingo não revela nada em comunidade nenhuma. Como já ouvi uma vez, culto de domingo é "sala de estar". Vá mais a longe. Visite a cozinha, o lavabo, os quartos. Seja a atividade de quinta e domingo como acontece na Vineyard Café ou reuniões todos os dias e em todos os horários como na Igreja Universal, por exemplo, se esforçe em participar de todas.
Tente conhecer, a fundo, todos os envolvidos com a comunidade, principalmente o "líder espiritual". Visite, saiba como está, como vive, como gerencia sua casa. Vá com "lupa", sem misericórdia.
Isto é BAIXA, pois só neste conselho você vai ter motivo de sobra para se decepcionar com a igreja e sair chutando o balde. Mas fique tranquilo, o problema não é teu. O inferno são os outros.

Quando falamos de "igreja relacional" não estamos atribuindo esta "função" ao pastor, ao líder de adoração ou qualquer outra pessoa que julgamos ser "SANTA". Estamos querendo que "TODOS" se envolvam nesta rede de relacionamento. Talvez isto não aconteça nunca, mas não vamos parar de bater neste tecla. Como disse, não queria me prestar a este papel ridículo. A Vineyard Café não precisa de advogado e como tantas outras, sem demagogia nenhuma, tem até as suas qualidades mas é "podre" em tantas outras. E é nesta podridão que queremos que Deus aja.
E não se iluda: você já se decepcionou e decepcionou alguém. Se isto não aconteceu, desculpe, um dia irá acontecer. Apesar da perversidade do terceiro conselho, há uma vantagem. Você vai saber exatamente onde está pisando.

E para finalizar deixo um quarto conselho. Tente praticar os três acima. Assim você ira perceber que não é tão bom assim, mas que também não é de se jogar fora.

É isso

Fernando Vieira Pinto - Membro da Vineyard Café

Comments (0)

Postar um comentário